dia 282 - decapitação

tudo
nada

estas duas imensidões
intermitentes em duelo

e eles
no meio
a ver de que é feito esse lugar sem nome
a tentar pegar-lhe com as mãos e levá-lo à boca para descobrir um sabor

e não há como fugirem à espera de que chegue um quando outro se vai
esse tudo e esse nada

entre eles
não existe propriamente o meio termo
o que há é inominável mas igualmente inevitável

tanto é
que ambos se olham até deixarem de ser ver
como quando o sol entra pela vista e a encandeia num repente
e tanto é
que enquanto esperam há um silêncio a uivar num sopro que não acaba nem de nascer nem de morrer

tudo
nada
e o resto

e o resto não é uma sobra
não é uma ruína nem vestígio

é um alento mais na textura das coisas
é tempo dentro do tempo
e espaço para lá do espaço
um exagero da existência a pulsar por entre os corações escondidos

já o disseram uma vez
ao lado de um assombro
caminha um prazo que se definha

há uma beleza particular naquilo que é efémero
como aquelas promessas que nunca se cumprem
que se acumulam nos arrependimentos até serem esquecidas à superfície e mais tarde declamadas nas catacumbas da alma

eles sabem
os dois
que o que vai e vem 
entre tudo e nada
é um pêndulo feito guilhotina

a lâmina fende o horizonte destas coisas
aflorando resvés ou escapando ao largo

um dia
ou uma tarde
ou uma noite

o arco dessa elipse endoidecida
invariavelmente
decapita a poesia
mas nunca os versos

como as árvores
os poemas
morrem de pé


Miradouro da Caldeira, Faial, Açores, outubro de 2020

Sem comentários:

Enviar um comentário