Saramago

Faleceu Saramago. Com Vergílio Ferreira é capaz de ser o autor que mais li até hoje. O "Ano da Morte Ricardo Reis" é o meu favorito numa série de livros que me ficam para sempre (Ensaio sobre a Cegueira, Evangelho Segundo Jesus Cristo, Todos os Nomes e Memorial do Convento) e de outros que nem por isso (Ensaio sobre a lucidez, Intermitências da Morte, Homem Duplicado e A Caverna). Se o que me liga a V.F. é um amor pelo amor que ele escrevia, o que me ligou às palavras de Saramago eram as histórias em si, o poder de as contar. Se em VF me ficavam os sentimentos (ternos ou/e crus) em Saramago ficava-me a voz do narrador, como a de um ancião.
De Saramago ficam-me os livros. O resto à volta nunca me convenceu mas isso não importa.
Hoje, o silêncio levou um dos grandes do mundo das letras e um homem mais do mundo dos mortais.
.

Sem comentários: