Lendo

Das leituras dos últimos tempos.



esqueço-me-te

- Tenho medo. Medo.
noite que descansa em teu peito aberto à navalhada
e a nítida água desta memória vai secando
os pulmões estafados pelo tabaco das esperas
as pedras acendem-se e têm vida por dentro
- Meu doce amigo, levar-te-ei aos países do sol onde o vento nos reconhece a voz no sussurro dos bosques. Mostrar-te-ei as nascentes de luminosos musgos. Levaremos na bagagem somente objectos inúteis, que poderemos trocar, dar, ou esquecer.

*

Dentro das gavetas está a imperfeição
do mundo, a inalterável imperfeição,
a mágoa com que repetidamente te desiludes


Pedro Mexia, "As gavetas"

*


Li Oracle Night de Paul Auster. Foi uma das prendas de aniversário. Auster, já o sabia, cria sempre várias realidades nos seus livros. Em Oracle Night temos um escritor em convalescença após uma doença complicada que regressa à escrita. A história que ele começa a escrever num pequeno caderno azul feito em Portugal e vendido em Nova York numa loja chinesa, conta as façanhas de um editor com um novo livro em mão, livro esse que lhe muda a vida. Com estas várias realidades a “acontecerem” notamos que elas se vão influenciando umas às outras, e contra as expectativas, é a mais "interior" delas que influência a mais superficial. No fundo, Oracle Night, é a revelação do poder das palavras e do processo da escrita. Os dramas e episódios que vão sucedendo não causam/criam a história, o facto de existirem histórias dentro da história é que faz com que sucedam os dramas e os episódios.

The Portuguese notebooks were specially attractive to me, and with their hard covers, quadrille lines, and stiched-in signatures of sturdy, unblottable paper, I knew I was going to buy one the moment I picked up and held it in my hands.


Nick is a litterary man, after all, and therefore someone susceptible to the power of books.


"Just keep on loving me". Those were simple instructions, and unless she decided to cancel them at some future date, I intended to obey her wishes ntil the very end.
.

Sem comentários: